Ter uma Abelha Sem Ferrão em casa, além de ser muito mais fácil do que você imagina, é também envolvente (inclusive e principalmente para as crianças) e um ótimo exemplo ambiental, além de um ornamento inigualável. Se você ainda tem alguma dúvida de como criar ou o que precisa para ter em casa sua primeira casinha de Abelhas Sem Ferrão, aqui vão 5 respostas às principais dúvidas que recebemos dos criadores domésticos de primeira viagem. E ao final deste post, fale conosco para encomendar a sua 😉
1. Você não precisa ter flores em casa para alimentar suas Abelhas
Flores são ótimas, a questão é o espaço: Mesmo as abelhas menores, como algumas Mirins ou a Jataí, sobrevoam áreas de até 200m de distância da sua casa para coletar alimentos. Abelhas maiores, como as Mandaçaias ou as Uruçus, vão ainda mais longe, até 2 km ou mais. Isso significa que, a menos que seu terreno tenha pelo menos uns 20mil m², seu jardim será apenas uma pequena parcela do que as abelhas buscarão para se alimentar. É claro que elas poderão descobrir e vão gostar das suas flores, e se você tiver plantas melitófilas (as plantas que as abelhas gostam), certamente vai atrair abelhas vizinhas, o que é ÓTIMO — mesmo que não sejam as suas abelhas, elas convivem. O fato é que há diversas formas de alimentar as abelhas, e plantando flores é uma delas, mas só é relevante em casos de grandes plantações comerciais; você não precisa se preocupar com isso.
2. É seguro para as crianças. Aliás, é PERFEITO para as crianças!

É verdade que existem ASF do tipo mansinha e ASF do tipo brabinha. Mas não há ASF do tipo que pica. Elas não picam — há umas mais perigosas de verdade, sim, como a temida Oxytrigona tataíra, conhecida por caga-fogo, mas não trataremos desses casos excepcionais aqui, apenas das nossas queridinhas. Sobre essas, mesmo no caso das brabinhas, são brabinhas umas com as outras e nenhuma delas sai da casinha numa manhã ensolarada procurando cabelo pra se enrolar; e novamente: Nenhuma delas pica. Ao contrário, elas são encantadoramente delicadas, algumas até muito tímidas. Se você tem crianças pequenas, aproveite esta oportunidade! Elas poderão chegar com o ouvido na parede da caixa para ouvir o zum-zum-zum lá de dentro, passarão horas observando aquele entra-e-sai em uma fabulosa dinâmica das abelhas campeiras, que saem de casa vazias e voltam com as corbículas cheias de pólen, outras mais jovens que levam o lixo para fora e até tirando água lá de dentro. E o mais incrível: Elas interagem!
Vão pousar no seu dedinho para pegar um pedacinho de cera da sua mão, ou lamber uma gotinha de mel ou “qualquercoisabemdoce” que vocês quiserem oferecer. Conviver com as Abelhas Sem Ferrão é uma verdadeira terapia para todas as idades, que estimula a observação, a paciência e o respeito pela natureza.
3. Não dá trabalho
Você irá complementar a alimentação das abelhas, oferecendo alimentos energéticos e proteicos, como xaropes, pólen e cera — veja aqui. São manejos que fortalecerão as suas abelhas, principalmente para vencerem os desafios do inverno, uma época de frio e escassez de flores. Mas ao contrário de todos os outros tipos de animais que criamos em casa, as abelhas afinal produzem o seu próprio alimento, de forma que esse cuidado, apesar de recomendado, não é sequer obrigatório. Ou seja, você pode mantê-las simplesmente quietinhas, como um ornamento vivo, e sair para viajar por semanas, ou anos, que elas viverão melhor do que se estivessem na natureza à mercê de predadores, e ainda te retribuirão com um pouquinho de mel, além de serem uma companhia agradável e silenciosa para seus momentos de leitura na varanda.
4. Não precisa de espaço
O espaço que as abelhas ocupam para a moradia é aquele ao redor da casinha e só, tipo 1m². A atividade mesmo se dá na vegetação dos arredores. Ou seja, você pode acomodar suas abelhinhas no jardim da sua casa, na sua varanda ou até na varanda do seu apartamento! Assim, mesmo que possam existir detalhes específicos para o seu caso — por exemplo recomenda-se que, se for num apartamento, não seja mais alto do que o 5° ou 6° andar, mas há casos de abelhas criadas com sucesso no 12° andar; há casos inclusive de abelhas sendo criadas dentro da sala do apartamento! — todas elas são facilmente adaptáveis para praticamente qualquer situação e podem enriquecer e dar vida aos ambientes com muito estilo.
5. Sim, elas dão mel

As Abelhas Sem Ferrão dão mel. E o mel que elas produzem, além de terem um altíssimo valor comercial, tem propriedades terapêuticas extraordinárias. Assim, quando suas abelhas produzirem mel, você pode consumir um pouquinho dessa reserva, que não lhes fará mal. Mas não tenha a expectativa de ter mel para sempre na mesa do seu café da manhã — a produção de cada enxame pode render aproximadamente 2kg a 3kg de mel por ano — mas você pode manter seus canudinhos sempre a mão para experimentar o seu mel feito em casa, direto da fonte. É simples assim, além de seguro, saudável e delicioso. Conheça nossos Méis Especiais de Abelhas Nativas.
Esperamos ter te encorajado a encarar essa experiência, que só tem vantagens para você, sua família e todo o mundo. Fale com a gente para saber mais sobre este maravilhoso assunto, e como encomendar uma casinha de Abelhas Sem Ferrão para sua casa 😉

2 comments
Regina Salvetti
Adorei o texto e a ideia, que vontade de ter uma dessas casinhas no jardim!
MelipAuthor
Re, obrigado! Sua casinha já está reservada para esta primavera! =)