Esta é uma dúvida muito comum. O mel de Bracatinga, o famoso mel negro, é puro? Há quem diga — e eu sou um deles — que é o melhor mel de todos! É inteiramente diferente dos outros méis, desde a sua cor e sua consistência firme como caramelo, seu sabor forte, quase picante, até a sua composição nutricional, menos calórico, menos doce e mais mineral do que todos os outros, e quase nunca cristaliza. Afinal, é mel? E de onde vem esse mel tão diferente e por que ele sempre acompanha a palavra “melato”?

Florada da Bracatinga
A época de florada da Bracatinga é em pleno inverno. É quando há a maior escassez de floradas e, portanto ela é visitada por todo tipo de insetos famintos, inclusive abelhas. E o mais curioso é que descobriu-se que as abelhas que visitam a Bracatinga não estão apenas à procura do néctar das suas flores, mas também da sua seiva!
— Peraí, mas abelha chupa seiva da árvore?
Não! Acontece que entre esses muitos insetos que se beneficiam da Bracatinga em suas épocas de florada estão os Afídios (Aphidoidea), também conhecidos por “pulgões”. Os pulgões, como parasitas que são, alimentam-se da seiva da Bracatinga em um verdadeiro banquete de inverno e expelem uma substância melada e muito doce, que as abelhas adoram! Elas então recolhem mais dessas substâncias do que o próprio néctar das flores, influenciando fortemente o mel que elas produzem.
Mel de Bracatinga é puro sim!
Assim, o Mel de Melato de Bracatinga é um mel puro SIM. Mas como ele não é produzido puramente pelo néctar das flores, e sim pela sua seiva expelida pelos Afídios, caracteriza-se tecnicamente por um “Mel de Melato”, e não por um “Mel de Flor”. De toda forma, tanto tecnicamente quando realisticamente, sim, o Mel de Melato de Bracatinga vem das abelhas, é mel, é puro e é uma delícia!

Deixe uma resposta